Transição energética: por que é urgente discutir este assunto?

Transição energética: por que é urgente discutir este assunto?

Muito se fala na transição energética necessária para reduzir os efeitos dos combustíveis fósseis em nosso meio ambiente. Atualmente, essa transição, associada ao impacto ambiental causado pelo ser humano, talvez seja o maior desafio da humanidade.

Pode parecer simples substituir o carvão e o petróleo por painéis solares e geradores eólicos, mas parte significativa das fontes de energia limpa é intermitente, ou seja, em períodos de baixa, como no inverno, elas geram menos energia que o habitual. Por isso, existe a necessidade de buscar outros métodos ou até realizar vultuosos investimentos de redundância na geração renovável, além da complexa estrutura nos sistemas de transmissão de eletricidade.

Imagine se instalássemos um cinturão de painéis ao redor do globo terrestre. Seriam necessárias longas linhas de transmissão para poder levar a energia do lado “dia” para o lado “noite” do globo.

As hidrelétricas, por exemplo, possuem capacidade de armazenar energia, retendo água em seus reservatórios. Assim, podem contribuir de maneira relevante no suprimento de eletricidade, em conjunto com outras fontes de energia “firme”, tal como o gás natural. Este, mesmo sendo um combustível fóssil, é o que menos impacta o meio ambiente.

Turbinas e motores a gás são necessários, ou melhor, fundamentais para uma transição energética menos impactante e mais eficiente.

O Brasil dispõe de vastos recursos energéticos naturais, incluindo o gás natural. Porém, é importante que a transição energética do país busque ganhos sociais e ambientais duradouros. Conhecimento, políticas energéticas adequadas, planejamento e investimento tecnológico e em infraestrutura para uma transição energética benéfica são de suma importância para um desenvolvimento econômico e social saudável e equilibrado.

Artigos relacionados

O equilíbrio entre os avanços da IA e os impactos ambientais

Um recente artigo do Financial Times destaca o consumo...

Impactos do veículo elétrico na indústria automobilística brasileira

A transição do veículo movido a combustão interna (MCI)...

Empresas familiares: buscando soluções para a sucessão

CONTEXTO: Conforme noticiado pela Bloomberg Línea, estudos recentes apontam...

Será o fim do ESG? Como protegeremos o planeta em que habitamos?

CONTEXTO: Em março, o jornal Valor Econômico noticiou que...

Cultura e sinergia em operações de M&A

CONTEXTO: O estudo “O futuro estratégico das fusões e...
Gilberto Bueno
Gilberto Bueno
Engenheiro mecânico com especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde também fez o curso Formação para Conselheiros. Experiência profissional associada à geração de energia e gestão de multinacionais no Brasil, tendo ocupado cargos executivos em diversas empresas multinacionais. Reconhecido por seu compromisso com ética e compliance, crescimento sustentável e valor para a empresa e seus acionistas. Seus interesses estão voltados para a internacionalização, as fusões e aquisições (M&A) e a sucessão nas empresas.

Não perca nenhuma novidade!

Deixe seus contatos para ficar por dentro das nossas atividades e compartilhar conhecimento com nossa comunidade.