A Associação de Conselheiros do Brasil (ACBrasil) marcou presença na 49ª edição do Congresso Nacional de Recursos Humanos (Conarh 2023), realizada de 8 a 10 de agosto, em São Paulo.
Estiveram no evento o presidente da entidade, Carlos Alberto Ercolin, e os membros fundadores Ítalo Martins e Antônio Almeida, que também são conselheiros da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Brasil), promotora do Conarh 2023.
Com quase 40 mil participantes de diversos países, o encontro superou todas as expectativas, na opinião de Ercolin.
“Foi um momento de congraçamento e de troca de experiências, em um congresso plural, que teve a inclusão como pano de fundo”, diz o presidente da ACBrasil.
Ainda de acordo com Ercolin, o Conar 2023 também foi positivo para a Associação, que pôde exercitar seu newtworking.
“Visitamos alguns clientes, parceiros e prospects. Além disso, fizemos vários contatos. Esperamos colher frutos no futuro”, comenta.
Sobre o Conarh 2023
Realizado nos pavilhões 2 e 3 da São Paulo Expo, o Conarh 2023 teve como tema “Repensar o hoje em uma realidade plural”. De acordo com a ABRH Brasil, a pauta levanta a necessidade de questionar modelos tradicionais de gestão, adotando-se práticas mais inclusivas e que valorizem a diversidade e a individualidade dos colaboradores.
“A pluralidade de ideias é uma grande aliada na busca por soluções criativas e eficazes”, destaca a ABRH Brasil, em comunicado.
Para Paulo Sardinha, presidente da entidade, o Conarh, por sua própria natureza, deve ser exemplo de diversidade e pluralidade.
“Fomos palco, ambiente e agentes desses processos, com um público representativo de grupos socialmente minorizados. Foi um trabalho intenso de 12 meses de esforço contínuo, que foi demonstrado durante os três dias de congresso”, avalia, em depoimento publicado no site Observatório do RH.
Expectativas para 2024
Durante o evento, os participantes tiveram acesso a mais de 25 horas de conteúdo em palestras, workshops e debates. Foram convidados mais de 100 palestrantes, não só do Brasil, como também de outros nove países: Canadá, Estados Unidos, Portugal, França, Angola, México, Panamá, Moçambique e Cabo Verde.
Um dos palestrantes foi o ator, diretor, produtor e dramaturgo Miguel Falabella. Ele ministrou a palestra de encerramento do Conarh 2023, “Onde estás, felicidade?”, baseada em suas vivências.
Para 2024, a expectativa da ABRH Brasil é reunir 45 mil pessoas naquela que será a 50ª edição do Conarh.