Processos de sucessão em empresas familiares sempre reservam um grau de complexidade importante e por esta razão merecem cuidado e atenção. De empresa para empresa muda a intensidade da complexidade. Quando a sucessão envolve herdeiro ou herdeiros, a atenção deve ser redobrada e um mentor junto ao herdeiro ou herdeiros poderá ser um efetivo facilitador.
Muitos dos que estão lendo este artigo provavelmente lembram do tempo em que cinema disponibilizava o “lanterninha” quandoa seção já havia iniciado. Pois bem, em havendo mais de uma alternativa para sentar-se, era rezar para que o lanterninha mostrasse a melhor delas, ou a experiência seria desconfortável e ruim. Faço esta analogia porque mentoria guarda semelhança.
O mentor será uma mistura de técnico, professor e terapeuta e sem construir um bom e sólido vínculo terá dificuldade em fazer com que o mentoreado faça a transferência e por um período determinado de tempo tenha em seu mentor aquele em quem confia, respeita e admira. Assim poderá melhor absorver a experiência de vida pessoal e profissional. Finalizada a mentoria, a transferência cessa, permanecendo todo o vínculo construído e conhecimento adquirido.
Conhecer a empresa, sua cultura e a história do fundador é, em tais processos, parte importante para encontrar o sucesso da mentoria e de fato poder ajudar o mentoreado.
A importância da cultura, lapidada por anos pelo fundador, as estruturas de poder, a transferência de poder e liderança, a psicologia de grupo e como se forma e age, o papel do líder, a importância de viver período de subordinação para então viver a super ordenação, conceitos de gestão e a importância da linguagem universal (compreensível para todas as áreas), são temas obrigatórios e que devem ser abordados, pelo mentor junto ao mentoreado,para o bom desenvolvimento da mentoria em tais processos.
Para o que sucede ou aos que futuramente irão herdar, é fundamental adquirirem de seus mentores conhecimento de Governança Corporativa, suas normas e estruturas, seus princípios e boas práticas. Igualmente importante, saber ler a empresa de maneira adequada , sem emoção e sempre lembrar que o paradigma se move pelo racional, ajudará não somente na discussão da estratégia, mas também se os números estão convergindo com a estratégia desenhada.
Daí que lanterninha não é apenas portar uma lanterna.