Diversidade não é “apenas” uma questão de cidadania – mas também de bons negócios:
“Várias pesquisas indicam que empresas que assumem a diversidade como princípio, assumindo os princípios ESG, têm melhor desempenho”, destaca o engenheiro Alexon Fernandes, especialista no tema.
Consultor em Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), com experiência no ramo de combustíveis, ele também atuou na administração pública, envolvido em projetos de inclusão social. Alexon é o convidado da Associação de Conselheiros do Brasil para o webinar “Diversidade em Conselhos”, em celebração ao mês da Consciência Negra.
A promoção da diversidade passa por um primeiro passo.
“A empresa precisa, primeiramente, assumir que há realmente falta de diversidade em seus quadros”, explica Alexon, entendendo que, uma vez compreendida a questão, formam-se as bases para novos questionamentos essenciais:
“As lideranças podem se perguntar: por que minha empresa não é tão diversa? Por que determinadas pessoas não são admitidas? E, se são: por que não estão ascendendo?”, observa o engenheiro, apontando a distinção entre inclusão e equanimidade.
Webinar ‘Diversidade em Conselhos’ será transmitido pelo YouTube
Estes questionamentos, avalia Alexon, permitem a elaboração de diagnósticos e, a partir daí, a tomada de decisões que de fato valorizem a diversidade:
“Tais ações devem permear todos os processos da empresa – RH, compras, seleção, treinamento etc.” e devem ser pautadas pela efetividade, para além de criar uma boa imagem:
“Se assim não for, estas iniciativas podem ser entendidas, pelos clientes e parceiros, como uma mera ‘maquiagem’”, adverte o engenheiro.
O webinar “Diversidade em Conselhos”, que também contará com a participação de Sérgio Araújo, conselheiro da ACBrasil, será transmitido no próximo dia 16, a partir das 18 horas, pelo canal da associação no YouTube.